SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número1Methodo Penido: estado y municipio en la lucha por la alfabetización en la sociedad de Minas Gerais, a finales del siglo XIX. índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Cadernos de História da Educação

versión impresa ISSN 1982-7806versión On-line ISSN 1982-7806

Resumen

MAGALHAES, Justino. Municípios e História da Educação. Cad. Hist. Educ. [online]. 2019, vol.18, n.1, pp.9-20.  Epub 06-Mayo-2019. ISSN 1982-7806.  https://doi.org/10.14393/che-v18n1-2019-2a.

A história da educação tem-se aberto a novas temáticas, a domínios científicos em construção, a perspetivas inter e transdisciplinares, pela via da educação (como campo de representação, investigação e acção, vasto e polissémico) e pela epistemologia. A história dos municípios na educação vem constituindo uma área historiográfica onde cruzam distintos tempos e distintos quadros de acção ordenados pela centralidade do local e normalizados pela institucionalidade política, administrativa, educativa. Há uma institucionalidade municipal. A soberania do município associada à perspectiva desenvolvimentista, conciliando identidade e mobilização sociocultural, encontrou na educação uma base sociocultural de costumes, valores e práticas, e na escola um meio de integração e normalização, que configuram a autarcia local como município pedagógico. Neste texto, após uma sistematização de algumas linhas historiográficas, faço referência breve à História dos Municípios na Educação.

Palabras clave : História da Educação; História dos Municípios na Educação; Município pedagógico; Atlas-Repertório; Municipalismo; Institucionalidade municipal.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )