SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 issue1Methodo Penido: state and municipality in the struggle for literacy training in the society of Minas Gerais at the end of the nineteenth century.The modern in the progress of an urban, scholastic and religious culture in the constitution of a mining municipality author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Cadernos de História da Educação

Print version ISSN 1982-7806On-line version ISSN 1982-7806

Abstract

LUCHESE, Terciane Ângela. Expandir as escolas, aumentar a frequência, valorizar a agricultura: Celeste Gobbato e a educação municipal (Caxias do Sul, RS, 1924-1928). Cad. Hist. Educ. [online]. 2019, vol.18, n.1, pp.43-68.  Epub May 06, 2019. ISSN 1982-7806.  https://doi.org/10.14393/che-v18n1-2019-4.

O presente artigo analisa a administração de Celeste Gobbato no município de Caxias nos anos de 1924 a 1928. Gobbato imigrou da Itália contratado pelo governo estadual para atuar na Escola de Engenharia de Porto Alegre como professor. Com formação superior e doutorado em Ciências Agrárias, para além de sua atuação marcante no campo da vitivinicultura e da docência, foi indicado e assumiu a intendência de Caxias na década de 1920. Chegou ao poder em nome da conciliação política e elegeu como um dos pontos prioritários a escolarização. Sua gestão foi marcante seja pela expansão das escolas municipais e investimento no ensino rural, seja pela construção e abertura do Patronato Agrícola. O artigo procura evidenciar as estratégias colocadas em jogo para a promoção da escolarização no período de sua gestão que intentou expandir a oferta, aumentar a frequência e melhorar o ensino rural.

Keywords : Educação municipal; Ensino rural; Patronato agrícola.

        · abstract in English | Spanish     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )