SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número1O moderno no progresso de uma cultura urbana, escolar e religiosa na constituição de um município mineiroExtensiones comunitarias de la escuela y construcción social de la democracia en España (1931-1939). Aportaciones del movimiento Freinet índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Cadernos de História da Educação

versão impressa ISSN 1982-7806versão On-line ISSN 1982-7806

Resumo

DINIZ, Carlos Alberto  e  SOUZA, Rosa Fátima de. A colaboração dos municípios na expansão do ensino secundário no estado de São Paulo (1930-1964). Cad. Hist. Educ. [online]. 2019, vol.18, n.1, pp.93-121.  Epub 06-Maio-2019. ISSN 1982-7806.  https://doi.org/10.14393/che-v18n1-2019-6.

A contribuição dos municípios para a expansão do ensino secundário põe em discussão o intrincado jogo político que envolveu a democratização da educação média no Brasil. Este texto objetiva analisar as formas de atuação dos poderes públicos municipais no desenvolvimento da educação secundária no estado de São Paulo, no período de 1930 e 1964, quando ocorreu um expressivo crescimento da rede pública de ginásios e colégios. A análise recai inicialmente nos ginásios e escolas normais livres municipais criados na Primeira República. Em seguida, o texto examina a sistemática de contrapartida dos municípios exigida pelo Poder Executivo estadual para a criação de ginásios oficiais entre 1932 e 1947. Por último, o estudo problematiza a expansão dos ginásios públicos no Estado de São Paulo no período da redemocratização do país destacando o jogo político redefinido a partir das relações entre os deputados estaduais e as lideranças políticas locais.

Palavras-chave : Ensino Secundário; Atuação dos Municípios na Educação Pública; Ginásios.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )