SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número1Entre callejones, cerros y rieles: expansión de la escuela primaria en la ciudad de Río de Janeiro (1870-1906)Inventivas administrativas en las reformas de la instrucción pública (Distrito Federal 1922-35) índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Cadernos de História da Educação

versión impresa ISSN 1982-7806versión On-line ISSN 1982-7806

Resumen

RICCIOPPO, Ana Carolina  y  GATTI, Giseli Cristina do Vale. Civismo e patriotismo na escolarização feminina no Brasil: a Escola de Economia Doméstica de Uberaba (Minas Gerais, 1953-1963). Cad. Hist. Educ. [online]. 2019, vol.18, n.1, pp.176-190.  Epub 06-Mayo-2019. ISSN 1982-7806.  https://doi.org/10.14393/che-v18n1-2019-10.

Este texto objetiva demonstrar a importância da Escola de Economia Doméstica no processo de escolarização feminina levado a termo na cidade de Uberaba (Minas Gerais, Brasil), no período compreendido entre 1953 e 1963. Para tanto, partiu-se das ideias de Ratto (1992), Ferreira (2012 e 2014) e Ferreira & Gonçalves Neto (2013). Em seguida, foi consultada a bibliografia de referência e examinada a documentação relacionada à legislação de ensino e a vida escolar em acervos públicos e da própria instituição. Verificou-se um processo de escolarização do cotidiano doméstico, no qual se coadunaram civismo, patriotismo e preceitos morais católicos, em uma instituição escolar que recebia jovens de Uberaba e de cidades próximas, para que elas aprendessem a desempenhar o papel de gestoras da família, baseadas na aquisição de conhecimentos científicos e de valores católicos, cujo destino seria o matrimônio e o lar, mas, também, no caso daquelas que pudessem precisar, a produção agrícola relacionada à subsistência familiar.

Palabras clave : História; Educação Feminina; Escola; Economia Doméstica; Uberaba; Minas Gerais.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )