SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 issue1Civic spirit and patriotism in female schooling in Brazil: the Home Economics School of beraba (Minas Gerais, 1953-1963)The creation of the Institutes of Education in Brazil as part of a connected history of teacher education author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Cadernos de História da Educação

Print version ISSN 1982-7806On-line version ISSN 1982-7806

Abstract

PAULILO, André Luiz. Inventivas administrativas nas reformas da instrução pública (Distrito Federal 1922-35). Cad. Hist. Educ. [online]. 2019, vol.18, n.1, pp.191-207.  Epub May 06, 2019. ISSN 1982-7806.  https://doi.org/10.14393/che-v18n1-2019-11.

Este artigo aborda as estratégias de reforma da educação pública na capital federal do Brasil entre os anos de 1922 e 1935. Ele tem como objetivo compreender as iniciativas de implementação de políticas públicas na área da educação, então acionadas na Diretoria Geral de Instrução Pública do Distrito Federal. Em especial, propôs-se a investigar as ações que Carneiro Leão no quadriênio 1922-1926, Fernando de Azevedo entre 1927 e 1930 e Anísio Teixeira de 1932 a 1935 desenvolveram nessa instância da prefeitura do Rio de Janeiro. Ao final da análise, concluiu-se que toda uma inconfessa atividade de improvisação e invenção cotidiana contribuiu para a reforma da educação pública no período.

Keywords : Reforma Educacional; Escolarização 1922-1935; Políticas Públicas de Educação.

        · abstract in English | Spanish     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )