SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número1Civismo y patriotismo en la escolarización femenina en Brasil: La Escuela de Economía Domestica de Uberaba (Minas Gerais, 1953-1963)La creación de los Institutos de Educación como parte de una historia conectada de la formación docente índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Cadernos de História da Educação

versión impresa ISSN 1982-7806versión On-line ISSN 1982-7806

Resumen

PAULILO, André Luiz. Inventivas administrativas nas reformas da instrução pública (Distrito Federal 1922-35). Cad. Hist. Educ. [online]. 2019, vol.18, n.1, pp.191-207.  Epub 06-Mayo-2019. ISSN 1982-7806.  https://doi.org/10.14393/che-v18n1-2019-11.

Este artigo aborda as estratégias de reforma da educação pública na capital federal do Brasil entre os anos de 1922 e 1935. Ele tem como objetivo compreender as iniciativas de implementação de políticas públicas na área da educação, então acionadas na Diretoria Geral de Instrução Pública do Distrito Federal. Em especial, propôs-se a investigar as ações que Carneiro Leão no quadriênio 1922-1926, Fernando de Azevedo entre 1927 e 1930 e Anísio Teixeira de 1932 a 1935 desenvolveram nessa instância da prefeitura do Rio de Janeiro. Ao final da análise, concluiu-se que toda uma inconfessa atividade de improvisação e invenção cotidiana contribuiu para a reforma da educação pública no período.

Palabras clave : Reforma Educacional; Escolarização 1922-1935; Políticas Públicas de Educação.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués | Inglés     · Inglés ( pdf ) | Portugués ( pdf )