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Cadernos de História da Educação

versão impressa ISSN 1982-7806versão On-line ISSN 1982-7806

Resumo

VIDAL, Diana Gonçalves  e  RABELO, Rafaela Silva. A criação de Institutos de Educação no Brasil como parte de uma história conectada da formação de professores. Cad. Hist. Educ. [online]. 2019, vol.18, n.1, pp.208-220.  Epub 06-Maio-2019. ISSN 1982-7806.  https://doi.org/10.14393/che-v18n1-2019-12.

O presente artigo tem como objetivo discorrer sobre o papel tanto da New Education Fellowship (NEF) quanto do Teachers College (TC) da Columbia University como centros de legitimação da educação enquanto campo acadêmico emergente e como epicentros de redes de trabalho na educação. Para tanto, exploramos a constituição dos Institutos de Educação do Rio de Janeiro e de São Paulo nos anos 1930 entrelaçada ao movimento da Educação Nova, buscando evidenciar conexões, perscrutando a circulação de sujeitos e ideias no que podemos considerar uma história conectada da formação de professores. Baseamo-nos em bibliografia correlata e em fontes tais como revistas pedagógicas, programas de ensino e relatórios. A discussão aponta para uma trama de relações que interligava sujeitos e lugares nos anos 1920 e 1930, desempenhada por instituições como a NEF e o TC, que se constituíam em territórios sociais e epistemológicos congregados sobre a produção de repertórios acerca da Educação Nova.

Palavras-chave : Formação de professores; Instituto de Educação; Teachers College; New Education Fellowship.

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