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Cadernos de História da Educação

versão impressa ISSN 1982-7806versão On-line ISSN 1982-7806

Resumo

VELOSO, Geisa Magela  e  AMORIM, Mônica Maria Teixeira. Elementos constitutivos da história da profissão docente em Montes Claros (1920-1930). Cad. Hist. Educ. [online]. 2019, vol.18, n.1, pp.221-237.  Epub 06-Maio-2019. ISSN 1982-7806.  https://doi.org/10.14393/che-v18n1-2019-13.

O artigo objetiva discutir elementos constitutivos da história da profissão docente, nas décadas de 1920-30, partindo da organização da Escola Normal na cidade de Montes Claros, localizada em Minas Gerais/Brasil. O estudo situa-se no âmbito da História Cultural, tomou o jornal Gazeta do Norte como fonte documental e a Revista do Ensino para captar a sincronia do local com discussões propostas em Minas Gerais. No estudo, destaca-se o papel das escolas normais na formação docente, o embate entre formação técnica e cultura geral, a abnegação e a culpa como fundamentos do trabalho docente. Ressalta-se que Montes Claros faz adesão ao programa proposto em Minas, defende o magistério como sacerdócio e o ensino normal como atividade técnica.

Palavras-chave : Profissão docente; História; Escola Normal; Formação docente.

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