SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 issue1Components of the teaching profession history in Montes Claros/MG (1920-1930)Memories of normalists: professional sertion of teachers author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Cadernos de História da Educação

Print version ISSN 1982-7806On-line version ISSN 1982-7806

Abstract

AFONSO, José António  and  SILVA, António Manuel S. P.. Modernidade e minorias religiosas. Os arquivos da Igreja Lusitana (séculos XIX-XX). Cad. Hist. Educ. [online]. 2019, vol.18, n.1, pp.238-265.  Epub May 06, 2019. ISSN 1982-7806.  https://doi.org/10.14393/che-v18n1-2019-14.

A emergência em Portugal de correntes religiosas de matriz anglicana ao longo do século XIX corporizou-se, a partir de 1880, na Igreja Lusitana Católica Apostólica Evangélica, uma confissão religiosa formada do encontro de um conjunto de clérigos católicos insatisfeitos com o rumo doutrinal e a praxis litúrgica, pastoral e social da Igreja Católica Romana com movimentos protestantes e evangélicos que entretanto germinavam em vários pontos do País. Escorada nesta identidade de transição, a Igreja Lusitana pautou a sua atuação por forte investimento na educação popular e na criação de dispositivos promotores do ensino, do estímulo ao livre pensamento e da socialização assente nos princípios cristãos mas também de uma cidadania consciente e interventiva. Neste texto pretendemos, por um lado, apresentar, em termos genéricos, os fundos arquivísticos da Igreja Lusitana conservados, a par de uma importante hemeroteca e biblioteca históricas, e, por outro lado, apresentar o processo de criação do Arquivo Histórico desta igreja, evidenciando os constrangimentos e os resultados conseguidos até ao presente, salientando, deste modo, a sua crescente importância e valorização para o estudo e compreensão do papel das minorias religiosas na construção da modernidade.

Keywords : Minorias religiosas; Igreja Lusitana; Anglicanismo; Arquivos institucionais.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )