SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número2“Una impronta di italianitá”: os livros didáticos para as escolas étnicas italianas no Brasil entre o liberalismo e o fascismo índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Cadernos de História da Educação

versão On-line ISSN 1982-7806

Resumo

BIANCHINI, Paolo. Pátria, raça e civilização. Instruções para uma emigração bem-sucedida nos manuais escolares italianos de Geografia entre o final do século XIX e o início do século XX. Cad. Hist. Educ. [online]. 2019, vol.18, n.2, pp.309-328.  Epub 26-Set-2019. ISSN 1982-7806.  https://doi.org/10.14393/che-v18n2-2019-3.

O artigo pretende analisar as formas como a emigração e a colonização foram apresentadas e justificadas nos manuais de geografia italianos durante os decênios finais do século XIX e primeiros do XX. Para este fim é analisada uma série de livros escolares utilizados nas escolas primárias e secundárias​​. Os temas da emigração e da colonização eram amplamente tratados nas escolas, tanto porque a emigração era na época um fenômeno de massa que afetava quase todas as famílias italianas quanto porque a Itália, recentemente unida, estava em busca de uma dimensão internacional através de uma campanha de conquista territorial e cultural que se estendeu muito além do Mediterrâneo para alcançar os países além do Oceano Atlântico. O objetivo final é analisar o papel da escola e da editoria escolar na construção de conceitos centrais na vida dos indivíduos, como pátria, raça e civilização, que ainda hoje são fortemente influenciados pelas imagens e ensinamentos constituídos nos séculos passados.

Palavras-chave : Manual escolar; emigração; América do Sul.

        · resumo em Inglês | Espanhol | Italiano     · texto em Português | Italiano     · Português ( pdf ) | Italiano ( pdf )