SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número2“Una impronta di italianitá”: los libros didácticos para escuelas étnicas italianas en Brasil entre el liberalismo y el fascismo‘Y no nos dejes caer en tentación’: libros de lectura religiosa del gobierno fascista para las escuelas italianas en Brasil (años 20 y 30 del siglo XX) índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Cadernos de História da Educação

versión On-line ISSN 1982-7806

Resumen

PANIZZOLO, Claudia. Scuole italiane all’estero: livros de leitura para as escolas italianas no Brasil (São Paulo/SP- 1911-1931). Cad. Hist. Educ. [online]. 2019, vol.18, n.2, pp.351-367.  Epub 26-Sep-2019. ISSN 1982-7806.  https://doi.org/10.14393/che-v18n2-2019-5.

A proposta deste texto é pensar a história da educação privilegiando a investigação acerca da política nacionalista italiana e das propostas educacionais que para cá foram trazidas. Tem como objetivo investigar os valores veiculados e prescritos para o fomento da italianidade e dos laços com a pátria-mãe nos estudantes, crianças italianas e filhas de italianos, pertencentes ao grupo de imigrantes italianos que se fixou no núcleo colonial de São Caetano- SP, para tanto toma como fonte privilegiada a edição de 1910 do livro de leitura Piccolo Mondo destinado à quarta classe para o ensino de meninos e de meninas da escola elementar criada pela Società di Mutuo Soccorso Principe di Napoli. Este trabalho se insere em uma perspectiva amplamente difundida pela Escola dos Annales que possibilitou a abertura de novas fronteiras interpretativas, a ampliação das fontes documentais e o alargamento de horizontes investigativos, dentre os quais se destaca os estudos da cultura material. Os livros de leitura ao constituírem a cultura da escola, não integram essa cultura de modo arbitrário, pelo contrário, são organizados e utilizados com intencionalidade, como portadores de uma dimensão da cultura social mais ampla.

Palabras clave : Livros escolares; Livros de leitura; Imigrantes italianos; Escolas étnicas; Escola Elementar.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Inglés | Portugués     · Inglés ( pdf ) | Portugués ( pdf )