SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 issue2Scuole italiane all’estero: reading books for italian schools in Brazil (São Paulo/sp- 1911-1931)The work ethos in brazilian education journals: handworks as sign of pedagogical modernization (1906 - 1934) author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Cadernos de História da Educação

On-line version ISSN 1982-7806

Abstract

LUCHESE, Terciane Ângela. ‘E não nos deixeis cair em tentação’: livros de leitura religiosa do governo fascista para as escolas italianas no Brasil (anos 20 e 30 do século XX). Cad. Hist. Educ. [online]. 2019, vol.18, n.2, pp.368-385.  Epub Sep 26, 2019. ISSN 1982-7806.  https://doi.org/10.14393/che-v18n2-2019-6.

O presente texto analisa produção, circulação e estratégias de (con)formação postos em jogo pelos dois volumes do livro Letture di Religione, distribuídos gratuitamente aos alunos das escolas italianas do Brasil. A presença dessas escolas no país foi considerável e em 1908, contabilizava-se 13.657 alunos que frequentavam 264 instituições, sendo 13 católicas. A rede consular responsabilizava-se pela recepção e distribuição de materiais escolares (predominantemente livros) e subsídios financeiros da Itália para o Brasil. Com o Fascismo, intensificou-se a organização e a atenção às escolas. Ancorada nos referenciais da História Cultural, o corpus empírico é formado por livros escolares, legislações, jornais e relatórios consulares, sendo a análise documental histórica o procedimento metodológico. Compreender os saberes produzidos e difundidos pelo uso dos referidos livros como propagadores do ideal fascista e católico nas escolas italianas do exterior e os sentidos simbólicos que esses objetos adquiriram no universo escolar é tema de relevância para a História da Educação.

Keywords : Livros escolares; Escolas italianas no Brasil; Ensino religioso.

        · abstract in English | Spanish     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )