SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número2‘Y no nos dejes caer en tentación’: libros de lectura religiosa del gobierno fascista para las escuelas italianas en Brasil (años 20 y 30 del siglo XX)Una mirada extranjera para la escuela brasileña Carl Ernest Zeuner dibujando cuadros murales (Revista do Ensino/RS, 1963-1969) índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Cadernos de História da Educação

versión On-line ISSN 1982-7806

Resumen

OLIVEIRA, Marcus Aurelio Taborda de. O ethos do trabalho nas páginas de periódicos educacionais brasileiros: trabalhos manuais como signo da modernização pedagógica (1906 - 1934). Cad. Hist. Educ. [online]. 2019, vol.18, n.2, pp.386-405.  Epub 26-Sep-2019. ISSN 1982-7806.  https://doi.org/10.14393/che-v18n2-2019-7.

O artigo discute a presença dos Trabalhos Manuais em duas revistas brasileiras: A Escola, publicada entre 1906 e 1921 no Estado do Paraná, e a Revista do Ensino, publicada a partir de 1925, no Estado de Minas Gerais, além de destacar o livro didático Trabalhos Manuais Escolares, de Manoel Penna, produzido em Minas Gerais, em 1934. Para além das preocupações com a formação de mão de obra para o trabalho fabril, a escola primária produziu nas primeiras décadas do século XX um conjunto de dispositivos curriculares para estimular a atividade do aluno, centrada na sua experiência. A relação entre educação escolar e trabalho pressupunha a mobilização dos sentidos para o desenvolvimento de sensibilidades apropriadas para um “novo mundo” que pretendia estimular a ação, o desenvolvimento da vontade e a capacidade de iniciativa como signos modernizadores da escola primária e da sociedade brasileira. Segundo a documentação mobilizada, tratava-se antes de fomentar o ethos do trabalho, mais do que visar qualquer tipo de preocupação com a formação de mão de obra, como bem demonstra o livro didático de Manoel Penna, a ser destacado ao longo do texto.

Palabras clave : História do currículo; Educação do corpo; Educação dos sentidos e das sensibilidades; Educação e trabalho; Trabalhos manuais.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Inglés | Portugués     · Inglés ( pdf ) | Portugués ( pdf )