SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número2Una mirada extranjera para la escuela brasileña Carl Ernest Zeuner dibujando cuadros murales (Revista do Ensino/RS, 1963-1969)Museo de la inconfidencia y las marcas de la educación en los libros de visitantes (1945-1965) índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Cadernos de História da Educação

versión On-line ISSN 1982-7806

Resumen

SILVA, Alexandra Lima da  y  ORLANDO, Evelyn de Almeida. Memória e patrimônio na história da educação: possibilidades e desafios. Cad. Hist. Educ. [online]. 2019, vol.18, n.2, pp.425-444.  Epub 26-Sep-2019. ISSN 1982-7806.  https://doi.org/10.14393/che-v18n2-2019-9.

Este artigo procura discutir os usos dos conceitos de memória e patrimônio no campo da História da Educação. A partir da realização de um balanço acerca das principais contribuições dos estudos em âmbito nacional e internacional sobre a temática da memória (NORA, 1993; LE GOFF, 1990) e patrimônio educativo, evidencia-se a preocupação com a cultura material da escola como objeto historiográfico (JULIÀ, 2011). Os olhares para a questão do patrimônio, no entanto, são lançados não apenas considerando a dimensão da escola, mas também em seu deslocamento para outros espaços da cidade que, em sua potencialidade, impõem-se como signos educacionais (ARROYO, 2005). Nessa relação, buscou-se também chamar a atenção para o patrimônio imaterial, ainda pouco estudado na historiografia educacional (FONSECA, 2003). O Artigo conclui que explorar mais a riqueza dos fazeres, saberes e práticas é um desafio a ser enfrentado no campo da História da Educação.

Palabras clave : Memória; Patrimônio; História da Educação.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Inglés | Portugués     · Inglés ( pdf ) | Portugués ( pdf )