SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número2Museo de la inconfidencia y las marcas de la educación en los libros de visitantes (1945-1965)La reconfiguración de la cultura docente en la revista argentina La Obra (1970-1980) índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Cadernos de História da Educação

versión On-line ISSN 1982-7806

Resumen

MARI, Cezar Luiz De  y  SILVA FILHO, Licínio de Sousa e. O poder republicano em Minas Gerais e a instrução pública: entre a revolução passiva, o transformismo e a pequena política. Cad. Hist. Educ. [online]. 2019, vol.18, n.2, pp.461-477.  Epub 26-Sep-2019. ISSN 1982-7806.  https://doi.org/10.14393/che-v18n2-2019-11.

O presente artigo é resultado de pesquisa com foco nos primeiros anos da República em Minas Gerais. O objetivo da investigação foi demonstrar que a instrução pública em Minas Gerais foi conduzida pelas oligarquias regionais e locais, mantendo-a nos limites estreitos dos seus interesses. Serviram de base empírica documentos do Arquivo Público Mineiro e estudos de especialistas da história da educação republicana brasileira. Para a análise, nos guiamos preferencialmente pelos conceitos de revolução passiva, transformismo e pequena política de Antonio Gramsci.

Palabras clave : Instrução Pública; Minas Gerais; Pequena Política.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Inglés | Portugués     · Inglés ( pdf ) | Portugués ( pdf )