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Cadernos de História da Educação

versão On-line ISSN 1982-7806

Resumo

MARI, Cezar Luiz De  e  SILVA FILHO, Licínio de Sousa e. O poder republicano em Minas Gerais e a instrução pública: entre a revolução passiva, o transformismo e a pequena política. Cad. Hist. Educ. [online]. 2019, vol.18, n.2, pp.461-477.  Epub 26-Set-2019. ISSN 1982-7806.  https://doi.org/10.14393/che-v18n2-2019-11.

O presente artigo é resultado de pesquisa com foco nos primeiros anos da República em Minas Gerais. O objetivo da investigação foi demonstrar que a instrução pública em Minas Gerais foi conduzida pelas oligarquias regionais e locais, mantendo-a nos limites estreitos dos seus interesses. Serviram de base empírica documentos do Arquivo Público Mineiro e estudos de especialistas da história da educação republicana brasileira. Para a análise, nos guiamos preferencialmente pelos conceitos de revolução passiva, transformismo e pequena política de Antonio Gramsci.

Palavras-chave : Instrução Pública; Minas Gerais; Pequena Política.

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