SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número2O poder republicano em Minas Gerais e a instrução pública: entre a revolução passiva, o transformismo e a pequena políticaAbordagem sócio histórica da creche em Portugal. O caso de Vila Nova de Gaia (1883-1971): entre o nacional e o local índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Cadernos de História da Educação

versão On-line ISSN 1982-7806

Resumo

REVAH, Daniel. A reconfiguração da cultura docente na revista argentina La Obra (1970-1980). Cad. Hist. Educ. [online]. 2019, vol.18, n.2, pp.478-502.  Epub 26-Set-2019. ISSN 1982-7806.  https://doi.org/10.14393/che-v18n2-2019-12.

Este artigo destaca determinadas representações sobre a docência presentes na revista La Obra com a intenção de pôr em foco alguns aspectos da reconfiguração da cultura docente que se opera, na Argentina, nas décadas de 1970 e 1980. Discutem-se certos sentidos e significados implicados nessa reconfiguração a partir do que pode ser observado nessa revista, principalmente em seus editoriais e artigos. As representações analisadas concernem ao viés tecnocrático da Reforma Educativa iniciada na Argentina no final dos anos 1960, à desvalorização dos docentes e suas lutas sindicais, às restrições impostas ao magistério no período da última ditadura, à valorização da dimensão política da docência na transição democrática e, nos anos 1980, à emergência do construtivismo como discurso pedagógico.

Palavras-chave : Cultura Docente; Periódico Educacional; Argentina.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )