SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número2A reconfiguração da cultura docente na revista argentina La Obra (1970-1980)Representações do jovem Anísio Teixeira sobre a Europa e suas escolas (1925) índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Cadernos de História da Educação

versão On-line ISSN 1982-7806

Resumo

BAPTISTA, Eva. Abordagem sócio histórica da creche em Portugal. O caso de Vila Nova de Gaia (1883-1971): entre o nacional e o local. Cad. Hist. Educ. [online]. 2019, vol.18, n.2, pp.503-525.  Epub 26-Set-2019. ISSN 1982-7806.  https://doi.org/10.14393/che-v18n2-2019-13.

As creches, durante a primeira centúria da sua existência, acolhiam crianças desde os primeiros meses de vida até à idade da entrada na escola e não até aos 3 anos como hoje são concebidas, aliando nos seus propósitos higienistas e eugénicos, não só a procura da redução da mortalidade infantil mas, também, a educação da criança em idade pré-escolar extensível à mãe, à família, à comunidade e à nação. Foi nosso objetivo perceber o processo de implementação destes espaços de modernidade educativa em Vila Nova de Gaia até à década de setenta do século XX, um território com especificidades geográficas e sociodemográficas favorecedoras de um acompanhamento económico e cultural aparentemente recetivo à criação e sustentação de creches. Cruzando o percurso da implementação das creches em Portugal com o caso gaiense, rastreamos os impulsos das filosofias educativas e os obstáculos físicos e económicos que fizeram a sociedade portuguesa tardar em encarar a primeira infância como uma prioridade e a encarar a creche sem preconceitos.

Palavras-chave : Creche; Vila Nova de Gaia; Portugal.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )