SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 issue2An historical and social approach to nurseries in Portugal. The Vila Nova de Gaia case (1883-1971): between the nation and the regionMixed-sex schools? Co-education? A historical challenge in the education of boys and girls author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Cadernos de História da Educação

On-line version ISSN 1982-7806

Abstract

PEDROSA, José Geraldo  and  SILVA, Reisla Suelen de Oliveira. Representações do jovem Anísio Teixeira sobre a Europa e suas escolas (1925). Cad. Hist. Educ. [online]. 2019, vol.18, n.2, pp.526-547.  Epub Sep 26, 2019. ISSN 1982-7806.  https://doi.org/10.14393/che-v18n2-2019-14.

A inclinação definitiva de Anísio Teixeira pela educação pública amadureceu entre 1924 e 1929 quando uma série de experiências lhe sucedem, dentre as quais uma viagem à Europa (1925) tendo padres jesuítas como companhia. A questão do artigo é analisar o impacto que essa viagem, com duração de quatro meses, teria tido na inclinação definitiva de Teixeira para educação pública. O material empírico da pesquisa que deu origem ao artigo foi constituído por relatos pessoais produzidos por Anísio Teixeira durante a viagem e a partir dela. Representação social foi a referência conceitual e de método que norteou a pesquisa. Os estudos sobre representação social visam a identificar a representação do sujeito sobre algo, numa determinada circunstância ou contexto. Preocupou-se, portanto, em definir o que fosse o objeto de uma possível representação e, igualmente, em que circunstâncias sociais e culturais essa representação foi construída.

Keywords : Anísio Teixeira; Representação Social; Europa e suas escolas.

        · abstract in English | Spanish     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )