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Cadernos de História da Educação

versión On-line ISSN 1982-7806

Resumen

GIGLIO, Celia Maria Benedicto. Leitura e escrita no governo de homens e coisas. Província de São Paulo - Século XIX. Cad. Hist. Educ. [online]. 2019, vol.18, n.3, pp.640-655.  Epub 17-Ene-2020. ISSN 1982-7806.  https://doi.org/10.14393/che-v18n3-2019-4.

O artigo apresenta considerações preliminares de investigação sobre os usos da leitura e da escrita pelo Estado a partir de estudo que mapeou o desenvolvimento de práticas educativas disseminadas na Província de São Paulo entre 1836-1880. Privilegiando como fonte e objeto de estudo os relatórios dos presidentes da Província de São Paulo e com base na história cultural, mais especificamente nos escritos de Roger Chartier, apresentamos aspectos que apontam para os usos da leitura e da escrita como imprescindíveis no governo de homens e coisas. A partir da descrição de três eventos: a formação da estatística da província durante o período, a introdução do inquérito policial pela Reforma Judiciária de 1871 e o uso da leitura e da escrita na regeneração moral de sentenciados, demonstramos haver solo fértil para aprofundar o exame da escrita do Estado e considerarmos tal hipótese em investigações futuras.

Palabras clave : História da educação; Leitura e escrita; Escrita do Estado; Província de São Paulo; História Cultural.

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