SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número3Leitura e escrita no governo de homens e coisas. Província de São Paulo - Século XIXA Educação especial no Chile, na perspectiva de Jaime Caiceo Escudero índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Cadernos de História da Educação

versão On-line ISSN 1982-7806

Resumo

CAMARGO, Edson Carpes  e  EGGERT, Edla. As mulheres e a enologia no sul do país: a história do Colégio de Viticultura e Enologia na cidade de Bento Gonçalves-RS, Brasil (1959-2019). Cad. Hist. Educ. [online]. 2019, vol.18, n.3, pp.656-671.  Epub 17-Jan-2020. ISSN 1982-7806.  https://doi.org/10.14393/che-v18n3-2019-5.

Esse texto volta-se para uma narrativa da história do Colégio de Viticultura e Enologia, criado em 1959 na cidade de Bento Gonçalves, no Rio Grande do Sul e que hoje integra o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul. Nosso objetivo é apresentar a história da instituição escolar pontuando recortes da história de vida de Adelina Maioli, a primeira mulher a figurar entre o corpo discente do curso Técnico em Enologia. O processo metodológico perpassou a análise documental, bem como a realização de entrevista semiestruturada. Ao admitir o ingresso da primeira estudante em 1959, a instituição despertou a curiosidade sobre outras mulheres para estudarem nessa escola técnica, abrindo caminhos e possibilitando que o olhar de quem pesquisa se tornasse menos rígido sobre as janelas da história que se abrem para as relações de gênero.

Palavras-chave : Colégio de Viticultura e Enologia; Relações de Gênero; Ensino Técnico.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )