SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número3La Educación especial en Chile, en la perspectiva del Dr. Jaime Caiceo EscuderoEl ensino de música en el Maranhão: un análisis en los libros escolares de Perdigão (1869) y Rayol (1902) índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Cadernos de História da Educação

versión On-line ISSN 1982-7806

Resumen

KRONBAUER, Gláucia Andreza  y  NASCIMENTO, Maria Isabel Moura. O processo de criação da Escola Nacional de Circo no Brasil: aproximações entre estado, cultura e educação. Cad. Hist. Educ. [online]. 2019, vol.18, n.3, pp.688-711.  Epub 17-Ene-2020. ISSN 1982-7806.  https://doi.org/10.14393/che-v18n3-2019-7.

O circo tem forma diversas de organização e se configura, atualmente, como uma manifestação artística plural e que soube se adaptar às exigências da contemporaneidade. Muitas companhias têm na família elemento central, na itinerância um modo de vida, e na criança a garantia de sobrevivência. Em certo contexto, no entanto, parece que as relações intergeracionais deixaram de ser as principais responsáveis pela sobrevivência do circo e começaram a surgir instituições escolares específicas para a formação de artistas, como é o caso da Escola Nacional de Circo (ENC). As políticas para a educação e a cultura da década de 1970 no Brasil passaram a investir na formação de pessoal técnico e no direcionamento das ações culturais, minimizando a repressão dos anos de chumbo. Este texto teve o objetivo de analisar as relações entre o Circo, a educação, a cultura e o Estado brasileiro das décadas de 1970/80 que condicionaram a criação da ENC, instituição estatal e primeira do tipo na América Latina.

Palabras clave : Circo; Continuidade; Cultura; Estado.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Inglés | Portugués     · Inglés ( pdf ) | Portugués ( pdf )