SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número3Las madres de las familias futuras: la revista O Tico-Tico y la formación de las niñas brasileñas (1905 - 1925)Literatura Infantil, por Fernando de Azevedo índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Cadernos de História da Educação

versión On-line ISSN 1982-7806

Resumen

FONSECA, Marcus Vinícius  y  BATISTA, Vanessa Souza. O espaço e a história da educação em Minas Gerais: uma análise a partir de Campanha da Princesa, no século XIX. Cad. Hist. Educ. [online]. 2019, vol.18, n.3, pp.749-766.  Epub 17-Ene-2020. ISSN 1982-7806.  https://doi.org/10.14393/che-v18n3-2019-10.

Este artigo tem como objetivo tratar da educação em Campanha da Princesa, cidade mais importante da região Sul de Minas Gerais, no Século XIX. Para tratar da educação em Campanha procuramos situá-la no processo de mudança do eixo social e político da capitania de Minas, que ocorreu a partir de um intenso desenvolvimento da comarca do Rio das Mortes, no final do século XVIII. Destacamos Campanha como elemento central desse processo e da construção de uma identidade territorial que deu origem à ideia do Sul de Minas como uma região específica. Apresentamos algumas particularidades da educação e do público que se encontrava em suas escolas destacando sua especificidade, sobretudo quando comparado com outras regiões de Minas Gerais. Assim, procuramos apontar alguns elementos que sinalizam para a importância de se considerar as especificidades regionais nas análises produzidas pela história da educação de Minas Gerais.

Palabras clave : Sul de Minas - Campanha da Princesa - Historiografia educacional.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Inglés | Portugués     · Inglés ( pdf ) | Portugués ( pdf )