SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número3El espacio y la historia de la educación en Minas Gerais: un análisis de Campanha da Princesa en el siglo XIXLa Escola Oficina nº 1 de Lisboa (1905-1987) y la confirmación de un proceso de innovación pedagógica en Portugal índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Cadernos de História da Educação

versión On-line ISSN 1982-7806

Resumen

MORTATTI, Maria do Rosario Longo  y  TOTTI, Marcelo Augusto. A literatura infantil, segundo Fernando de Azevedo. Cad. Hist. Educ. [online]. 2019, vol.18, n.3, pp.767-789.  Epub 17-Ene-2020. ISSN 1982-7806.  https://doi.org/10.14393/che-v18n3-2019-11.

Embora diferentes aspectos da obra e da atuação de Fernando de Azevedo (1894-1974) venham sendo objeto de estudos que evidenciam suas decisivas contribuições para a sociologia, a educação e a cultura no Brasil, ainda estão inexploradas suas reflexões sobre literatura infantil. Com o objetivo de contribuir para a compreensão desse aspecto da obra do eminente intelectual brasileiro, analisa-se, neste artigo, a configuração textual do ensaio “A literatura infantil numa perspectiva sociológica”, publicado em 1952, na revista Sociologia, da Escola de Sociologia e Política da São Paulo, e republicado, na terceira edição, de 1953, do livro A educação e seus problemas (Melhoramentos). A análise se baseia na hipótese de sua relação com o projeto (político) de renovação educacional no Brasil e com a história da sociologia, da educação e da produção brasileira sobre literatura infantil, em que o ensaio figura como um clássico.

Palabras clave : Fernando de Azevedo; Literatura infantil; História da educação.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Inglés | Portugués     · Inglés ( pdf ) | Portugués ( pdf )