SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 issue3Children’s Literature according to Fernando de AzevedoYouth and adult education: A study about the political and pedagogical principles that led to the educational proposal of the Brazilian Movement of Education - MOBRAL (1967-1985) author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Cadernos de História da Educação

On-line version ISSN 1982-7806

Abstract

MOGARRO, Maria João. A Escola Oficina n.o 1 de Lisboa (1905-1987) e a afirmação de um processo de inovação pedagógica em Portugal. Cad. Hist. Educ. [online]. 2019, vol.18, n.3, pp.790-816.  Epub Jan 17, 2020. ISSN 1982-7806.  https://doi.org/10.14393/che-v18n3-2019-12.

A Escola Oficina n.º 1 de Lisboa (1905-1987) foi a mais emblemática das escolas novas portuguesas, tendo desenvolvido o seu projeto inovador principalmente entre 1907 e 1919. No entanto, a sua existência inscreveu-se num tempo longo, tendo funcionado durante mais de oitenta anos. O modelo pedagógico inovador que a caracterizou foi impulsionado por Adolfo Lima e inspirou-se nos ideais libertários e anarquistas, matriz a partir da qual foram interpretados os princípios da Educação Nova. Esta Escola adotou muitas das práticas inovadoras deste movimento, como o self-government escolar, a valorização dos trabalhos manuais, a educação física e a educação estética. Colocou o aluno no centro do processo pedagógico, visando a sua educação integral. Definiu rituais e normas no quotidiano escolar, assim como práticas de saúde e higiene. A partir dos anos trinta, com o regime político salazarista, perdeu o seu carácter experimental e tornou-se uma escola “normal”, igual a outras escolas oficiais.

Keywords : inovação, experiências pedagógicas; Educação Nova.

        · abstract in English | Spanish     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )