SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número3Educação de jovens e adultos: um estudo acerca dos princípios políticos e pedagógicos que conduziram a proposta educacional do Movimento Brasileiro de Educação - MOBRAL (1967-1985)Memórias e representações da inspeção escolar nos álbuns de fotografia de Luiz Damasco Penna (São Paulo, 1928-1959) índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Cadernos de História da Educação

versão On-line ISSN 1982-7806

Resumo

TORRES, Milton Luiz. From Slave to Educational Model: The Trajectory of the Greek Pedagogue. Cad. Hist. Educ. [online]. 2019, vol.18, n.3, pp.833-845.  Epub 17-Jan-2020. ISSN 1982-7806.  https://doi.org/10.14393/che-v18n3-2019-14.

This article analyzes the servile condition of the ancient Greek pedagogue and discusses, based on the Philogelus, an anecdote book from the fourth or fifth century A.D., and Paladas of Alexandria, a poet of the IV century A.D., if there was indeed a transition in the social and economic status of the pedagogue that placed him, starting in the II century A.D., as a model for Greco-Roman education.

Palavras-chave : Pedagogue; Philogelus; Paladas of Alexandria.

        · resumo em Português | Espanhol     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )