SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número3Educação de jovens e adultos: um estudo acerca dos princípios políticos e pedagógicos que conduziram a proposta educacional do Movimento Brasileiro de Educação - MOBRAL (1967-1985)Memórias e representações da inspeção escolar nos álbuns de fotografia de Luiz Damasco Penna (São Paulo, 1928-1959) índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Cadernos de História da Educação

versão On-line ISSN 1982-7806

Resumo

TORRES, Milton Luiz. De Esclavo a Modelo Educativo: La Trayectoria del Pedagogo Griego. Cad. Hist. Educ. [online]. 2019, vol.18, n.3, pp.833-845.  Epub 17-Jan-2020. ISSN 1982-7806.  https://doi.org/10.14393/che-v18n3-2019-14.

Este artículo analiza la condición servil del antiguo pedagogo griego y discute, basado en el Philogelus, un libro de anécdotas del IV y V siglo A.D., y Paladas de Alejandría, el poeta del siglo IV A.D., si efectivamente se produjo una transición en la situación social y económica del pedagogo que lo colocó, a partir del siglo II A.D., como modelo educativo de la paideia grecorromana.

Palavras-chave : Pedagogo; Philogelus; Paladas de Alejandría.

        · resumo em Português | Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )