SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número3Educação de jovens e adultos: um estudo acerca dos princípios políticos e pedagógicos que conduziram a proposta educacional do Movimento Brasileiro de Educação - MOBRAL (1967-1985)Memórias e representações da inspeção escolar nos álbuns de fotografia de Luiz Damasco Penna (São Paulo, 1928-1959) índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Cadernos de História da Educação

versão On-line ISSN 1982-7806

Resumo

TORRES, Milton Luiz. De escravo a modelo educacional: a trajetória do pedagogo grego. Cad. Hist. Educ. [online]. 2019, vol.18, n.3, pp.833-845.  Epub 17-Jan-2020. ISSN 1982-7806.  https://doi.org/10.14393/che-v18n3-2019-14.

Este artigo faz um retrospecto da condição servil do antigo pedagogo grego e discute, com base no Filógelo, um livro de anedotas do séc. IV e V A.D., e em Paladas de Alexandria, um poeta do séc. IV A.D., se ocorreu, de fato, uma transição no estatuto social e econômico do pedagogo que o colocou, a partir do séc. II A.D., como modelo educacional da paideia greco-romana.

Palavras-chave : Pedagogo; Filógelo; Paladas de Alexandria.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )