SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número3De Esclavo a Modelo Educativo: La Trayectoria del Pedagogo GriegoLa génesis de la educación paraguaya: la contribución jesuita índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Cadernos de História da Educação

versión On-line ISSN 1982-7806

Resumen

CHALOBA, Rosa Fátima de Souza  y  PEREIRA, Maria Apparecida Franco. Memórias e representações da inspeção escolar nos álbuns de fotografia de Luiz Damasco Penna (São Paulo, 1928-1959). Cad. Hist. Educ. [online]. 2019, vol.18, n.3, pp.846-877.  Epub 17-Ene-2020. ISSN 1982-7806.  https://doi.org/10.14393/che-v18n3-2019-15.

O artigo analisa memórias e representações da inspeção escolar no estado de São Paulo com base em fotografias. O estudo incide sobre uma série de 566 imagens relacionadas à atuação profissional de Luiz Damasco Penna, abrangendo o período de 1928 a 1959 insertadas em 7 álbuns de fotografias de família. A primeira parte do texto trata do sistema de inspeção escolar no Estado de São Paulo assinalando as atribuições de inspetores e delegados de ensino com vistas a delinear o campo de trabalho desses agentes da inspeção escolar. Em seguida, é apresentada a trajetória profissional do professor Luiz Damasco Penna. A segunda parte do texto põe em discussão memórias e representações do serviço de inspeção escolar em imagens fotográficas, considerando três dimensões do exercício da atividade inspetora: a) Viagens de visita às escolas; b) Acompanhamento da rede escolar; c) Participação em eventos e solenidades.

Palabras clave : fotografias escolares; inspeção escolar; cultura escolar.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Inglés | Portugués     · Inglés ( pdf ) | Portugués ( pdf )