SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número3Memorias y representaciones de la inspección escolar en los álbumes de fotografía de Luiz Damasco Penna (São Paulo, 1928-1959) índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Cadernos de História da Educação

versión On-line ISSN 1982-7806

Resumen

ARECO, Silvino. A gênese da educação paraguaia: a contribuição jesuítica. Cad. Hist. Educ. [online]. 2019, vol.18, n.3, pp.878-896.  Epub 17-Ene-2020. ISSN 1982-7806.  https://doi.org/10.14393/che-v18n3-2019-16.

O Paraguai faz fronteira com o Brasil, porém muitos brasileiros desconhecem a cultura e a história do país vizinho. O objetivo geral desse artigo é reconstituir a gênese da educação no Paraguai e revelar a contribuição da Companhia de Jesus nesse processo. O artigo objetiva inserir a educação dentro do contexto de desenvolvimento social-histórico dessa região, tendo em vista que o território onde está localizado o Estado de Mato Grosso do Sul, no período delimitado, pertencia à Província do Paraguai, sob o controle da coroa espanhola. A opção teórico-metodológica objetivou conferir historicidade à análise, buscando-se fugir das abordagens dominantes. A pesquisa foi fundamentada na coleta de dados em fontes documentais e bibliográficas. Concluímos que os processos pedagógicos e educativos desenvolvidos no Paraguai Colonial foi muito mais amplo que apenas alfabetizar e ensinar o espanhol. Foi na verdade a instituição de padrões culturais, estéticos e religiosos dos europeus aos povos originários.

Palabras clave : Educação; Paraguai; Companhia de Jesus.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Inglés | Portugués     · Inglés ( pdf ) | Portugués ( pdf )