SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 issue1Thirty-two years of history of the young and adults education in the Federal University of Viçosa: the NEAD as a space of teacher trainingHistory of youth and adult education in Portugal: young adults over 23 years old in higher education author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Cadernos de História da Educação

On-line version ISSN 1982-7806

Abstract

OLIVEIRA, Albertina Lima de  and  AMARAL, Marco Antônio Franco do. Histórias e memórias de alunos da EJA nas universidades brasileiras e portuguesas após 1974. Cad. Hist. Educ. [online]. 2020, vol.19, n.1, pp.56-70.  Epub Mar 30, 2020. ISSN 1982-7806.  https://doi.org/10.14393/che-v19n1-2020-6.

As políticas portuguesas e brasileiras de democratização no ensino vêm proporcionando, ainda que discretamente, um crescimento do número de alunos egressos da Educação de Jovens e Adultos nos cursos de licenciatura das instituições públicas de ensino. Para realizar um mapeamento histórico dos perfis sociodemocráficos dos estudantes egressos da educação de adultos que fizeram licenciatura em Pedagogia no Instituto Federal Goiano, ou Ciências da Educação na Universidade de Coimbra, foi realizado um estudo com a utilização de entrevistas semiestruturadas com ex-alunos desses cursos. Com auxílio das narrativas e suporte metodológico da história oral, foi possível constatar que eles tiveram percursos de escolarização frágeis, maioritariamente trabalham, são casados e estiveram afastados da escola por muitos anos. Alunos brasileiros revelaram que se sentiram motivados a cursar o ensino superior na expectativa de um reenquadramento profissional e, de modo divergente, os alunos portugueses apresentaram forte motivação pela busca de realização pessoal.

Keywords : Educação de Jovens e Adultos; Instituto Federal Goiano; Universidade de Coimbra.

        · abstract in English | Spanish     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )