SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número1Trinta e dois anos de História da Educação de jovens e adultos na Universidade Federal de Viçosa: o NEAD como espaço de formação docenteHistória da educação de jovens e adultos em Portugal: o ingresso de jovens maiores de 23 anos no Ensino Superior índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Cadernos de História da Educação

versão On-line ISSN 1982-7806

Resumo

OLIVEIRA, Albertina Lima de  e  AMARAL, Marco Antônio Franco do. Histórias e memórias de alunos da EJA nas universidades brasileiras e portuguesas após 1974. Cad. Hist. Educ. [online]. 2020, vol.19, n.1, pp.56-70.  Epub 30-Mar-2020. ISSN 1982-7806.  https://doi.org/10.14393/che-v19n1-2020-6.

As políticas portuguesas e brasileiras de democratização no ensino vêm proporcionando, ainda que discretamente, um crescimento do número de alunos egressos da Educação de Jovens e Adultos nos cursos de licenciatura das instituições públicas de ensino. Para realizar um mapeamento histórico dos perfis sociodemocráficos dos estudantes egressos da educação de adultos que fizeram licenciatura em Pedagogia no Instituto Federal Goiano, ou Ciências da Educação na Universidade de Coimbra, foi realizado um estudo com a utilização de entrevistas semiestruturadas com ex-alunos desses cursos. Com auxílio das narrativas e suporte metodológico da história oral, foi possível constatar que eles tiveram percursos de escolarização frágeis, maioritariamente trabalham, são casados e estiveram afastados da escola por muitos anos. Alunos brasileiros revelaram que se sentiram motivados a cursar o ensino superior na expectativa de um reenquadramento profissional e, de modo divergente, os alunos portugueses apresentaram forte motivação pela busca de realização pessoal.

Palavras-chave : Educação de Jovens e Adultos; Instituto Federal Goiano; Universidade de Coimbra.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )