SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número1El aprendizaje de la lectura y de la escritura entre negras y negros esclavizados en Brasil: las variadas historias de los “sin archivos”“A Sociedade de Instrução e Beneficência A Voz do Operário” Otra forma de hacer política: sobre la reforma de los servicios escolares (1924-1935) índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Cadernos de História da Educação

versión On-line ISSN 1982-7806

Resumen

CAMARGO, Fernanda Silva  y  HONORATO, Tony. Jornal Paraná-Norte: educação na cidade de Londrina (1934-1953). Cad. Hist. Educ. [online]. 2020, vol.19, n.1, pp.167-186.  Epub 30-Mar-2020. ISSN 1982-7806.  https://doi.org/10.14393/che-v18n2-2019-11.

A pesquisa foi sobre as notícias de educação publicadas no jornal Paraná-Norte. Este era produzido por agentes localizados no Município de Londrina do Estado do Paraná. Ele era um órgão vinculado à Companhia de Terras Norte do Paraná (CTNP) e estava ligado às demandas políticas, culturais e econômicas da localidade em urbanização. A pergunta central da pesquisa foi: quais foram as notícias de educação propagadas pelo jornal Paraná-Norte (1934-1953)? Objetivo geral consistiu em apresentar e descrever as notícias sobre educação na cidade de Londrina, segundo o Paraná-Norte. Tomamos como referências metodológicas os estudos sobre história e periodismo e sobre história da educação na cidade a partir da imprensa não pedagógica. Assim discorremos sobre a constituição do impresso e da cidade, como o impresso retratou a educação em Londrina. Como resultado versamos sobre as instituições escolares étnicas, públicas e particulares presentes em Londrina.

Palabras clave : Imprensa; Cidade; Instituição Escolar.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués | Inglés     · Inglés ( pdf ) | Portugués ( pdf )