SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 issue1“A Sociedade de Instrução e Beneficência A Voz do Operário” Another way of doing politics: on the reform of school services (1924-1935)¿Teachers or agronomists? Arguments around the state agents towards the agricultural development in Entre Ríos province (Argentina, 1906-1907) author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Cadernos de História da Educação

On-line version ISSN 1982-7806

Abstract

ANDRADE, Francielle Aparecida Garuti  and  TOLEDO, Cézar de Alencar Arnaut de. História da Educação e pesquisas sobre instituições escolares: um balanço da produção nas universidades paranaenses (2008-2016). Cad. Hist. Educ. [online]. 2020, vol.19, n.1, pp.214-229.  Epub Mar 30, 2020. ISSN 1982-7806.  https://doi.org/10.14393/che-v18n2-2019-13.

Esta pesquisa tem como objetivo analisar a produção de teses e dissertações defendidas nas universidades paranaenses, no período de 2008 a 2016, que discutem a história de instituições escolares como temática no interior do campo da História da Educação. Para tal, faz-se um inventário desses trabalhos, constando: título, nome do autor, ano da defesa e a instituição. O mapeamento e o questionamento da produção, no seu todo ou em temáticas, é uma atividade fundamental para que seja avaliada a qualidade e o sentido do trabalho realizado e serve para delinear os percursos futuros da pesquisa na área. Os balanços da produção acadêmica remetem para a questão da identidade de uma área, por isso, é um importante exercício para todos os campos de pesquisa. A realização deste estudo permitiu constatar que, embora na esfera nacional, especialmente em eventos especializados na área, haja uma profusão de pesquisas sobre o tema, no Paraná, a incidência desses estudos é bem menor.

Keywords : História da Educação; Instituições Escolares; Universidades Paranaenses.

        · abstract in English | Spanish     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )