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Cadernos de História da Educação

versión On-line ISSN 1982-7806

Resumen

CIAN, Janet Priscila. ¿Professores ou agrônomos? Disputas em torno aos agentes estatais para o desenvolvimento agrícola na província de Entre Ríos (Argentina, 1906-1907). Cad. Hist. Educ. [online]. 2020, vol.19, n.1, pp.230-248.  Epub 30-Mar-2020. ISSN 1982-7806.  https://doi.org/10.14393/che-v18n2-2019-14.

Na Argentina, estudos sobre agências, funcionários e políticas públicas vêm prestando atenção especial à análise do Estado nacional. Portanto, a organização da estatalidade das províncias é uma área para investigar. Este artigo reconstrói um conflito entre funcionários da Diretoria Geral de Educação e da Seção de Agricultura da província de Entre Ríos. Este episódio fornece elementos para a compreensão doas diferentes meios para realizar a expansão agrícola neste território, e das características da construção institucional da província entre o final do século XIX e os primeiros anos do século XX. Sua conclusão permite mostrar a importância progressiva adquirida pela política educacional voltada para a formação de professores rurais como agentes de transformação do meio rural.

Palabras clave : Educação rural; Escola normal rural; Agências estatais.

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