SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 issue1¿Teachers or agronomists? Arguments around the state agents towards the agricultural development in Entre Ríos province (Argentina, 1906-1907)The educational reforms in the 1920s in Brazil and the primary teacher training policies author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Cadernos de História da Educação

On-line version ISSN 1982-7806

Abstract

GRIMALDI, Lucas Costa  and  ALMEIDA, Dóris Bittencourt. Memórias em Palimpsesto: prédios e espaços escolares nas narrativas de estudantes em Porto Alegre/RS (1920-1980). Cad. Hist. Educ. [online]. 2020, vol.19, n.1, pp.249-270.  Epub Mar 30, 2020. ISSN 1982-7806.  https://doi.org/10.14393/che-v19n1-2020-15.

O presente estudo investiga narrativas de memórias orais de estudantes acerca de espaços e prédios escolares por eles habitados, no período de 1920 a 1980. Tem-se como principal objetivo a produção de uma espécie de cartografia das sensações sobre os espaços vividos durante a escolarização, identificadas na documentação. A pesquisa privilegiou o exame do conteúdo discursivo das oito entrevistas realizadas, tendo como metodologia a História Oral. A partir das análises das recorrências e dissonâncias nas narrativas, construíram-se duas categorias de análise: “O Antigo e o Novo: relações entre os estudantes e os prédios das escolas”; “Entre a vigilância e a diversão: o espaço escolar como elemento curricular”; Para a pesquisa, os espaços da escolarização adquirem um lugar de destaque na hora de rememorar. E estas lembranças, carregadas de ressignificação, trazem evidências para compreender a arquitetura escolar como agente na construção de sensibilidades estudantis.

Keywords : Arquitetura Escolar; Memórias discentes; Sensibilidade.

        · abstract in English | Spanish     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )