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Cadernos de História da Educação

versão On-line ISSN 1982-7806

Resumo

GRIMALDI, Lucas Costa  e  ALMEIDA, Dóris Bittencourt. Memórias em Palimpsesto: prédios e espaços escolares nas narrativas de estudantes em Porto Alegre/RS (1920-1980). Cad. Hist. Educ. [online]. 2020, vol.19, n.1, pp.249-270.  Epub 30-Mar-2020. ISSN 1982-7806.  https://doi.org/10.14393/che-v19n1-2020-15.

O presente estudo investiga narrativas de memórias orais de estudantes acerca de espaços e prédios escolares por eles habitados, no período de 1920 a 1980. Tem-se como principal objetivo a produção de uma espécie de cartografia das sensações sobre os espaços vividos durante a escolarização, identificadas na documentação. A pesquisa privilegiou o exame do conteúdo discursivo das oito entrevistas realizadas, tendo como metodologia a História Oral. A partir das análises das recorrências e dissonâncias nas narrativas, construíram-se duas categorias de análise: “O Antigo e o Novo: relações entre os estudantes e os prédios das escolas”; “Entre a vigilância e a diversão: o espaço escolar como elemento curricular”; Para a pesquisa, os espaços da escolarização adquirem um lugar de destaque na hora de rememorar. E estas lembranças, carregadas de ressignificação, trazem evidências para compreender a arquitetura escolar como agente na construção de sensibilidades estudantis.

Palavras-chave : Arquitetura Escolar; Memórias discentes; Sensibilidade.

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