SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número2La genealogía de Michel Foucault y la historia como diagnóstico del presente: elementos para la Historia de la EducaciónLa educacionalización del mundo: una mirada genealógica de la modernidad índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Cadernos de História da Educação

versión On-line ISSN 1982-7806

Resumen

DUSSEL, Inés. Foucault e a história da escolarização: pressupostos teóricos e debates historiográficos. Cad. Hist. Educ. [online]. 2020, vol.19, n.2, pp.345-359.  Epub 05-Jun-2020. ISSN 1982-7806.  https://doi.org/10.14393/che-v19n2-2020-5.

Em Nietzsche, a genealogia e a história, Foucault defendia uma história que faria cortes no conhecimento estabelecido e resistiria à sedução de narrativas de reconciliação ou de consolação. No entanto, a historiografia educacional tendia a adotar algumas hipóteses, especialmente a da escola como instituição disciplinar que é apresentada em Vigiar e Punir, o que resultou em posições confortáveis e com pouco fio crítico. Neste artigo proponho uma releitura das posições de Foucault sobre a história da escola, e especialmente de uma obra de um autor pós-foucaultiano, Ian Hunter, que publicou em 1994 um trabalho original sobre a escolaridade, bem como os debates que surgiram com este trabalho. O objetivo é analisar suas perspectivas historiográficas e suas contribuições para uma compreensão mais rica da emergência e dos efeitos da instituição escolar.

Palabras clave : Michel Foucault; Historia da educação; Genealogia; Escolarização; Ian Hunter.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Español     · Español ( pdf )