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Cadernos de História da Educação

versão On-line ISSN 1982-7806

Resumo

NOGUERA-RAMIREZ, Carlos Ernesto  e  MARIN-DIAZ, Dora Lilia. A educacionalização do mundo: um olhar genealógico da modernidade. Cad. Hist. Educ. [online]. 2020, vol.19, n.2, pp.360-376.  Epub 05-Jun-2020. ISSN 1982-7806.  https://doi.org/10.14393/che-v19n2-2020-6.

Uma história da educação em chave genealógica é uma genealogia das práticas pedagógicas. Agora bem, uma genealogia das práticas pedagógicas modernas é, finalmente, uma história da modernidade em chave genealógica. Levando em conta essas duas teses e retomando um conjunto de pesquisas realizadas pelo “Grupo de Historia de la Práctica Pedagógica” (GHPP) da Colômbia, o artigo tem como propósito discutir o conceito de “educacionalização do mundo” proposto por Tröhler (2014, 2015) para sustentar que o acontecimento chamado de modernidade é, fundamentalmente, a educacionalização do mundo. Os conceitos de procedência e emergência são as ferramentas metodológicas usadas para descrever tanto a procedência pastoral das práticas pedagógicas modernas (Foucault, 2007; Hunter, 1998; Sloterdijk, 2012), quanto a emergência de um novo conjunto de antropotécnicas disciplinares e com elas da escola como artefato no qual se sustenta o processo de educacionalização moderno e contemporâneo.

Palavras-chave : Genealogia; Práticas pedagógicas; Educacionalização; Modernidade.

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