SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número2Foucault e a História da Educação brasileira: dos usos possíveis do procedimento genealógicoEmblemas e pedagogia seráfica: a convergência de dois mundos nas livrarias franciscanas da Província de Santo Antônio do Brasil no Setecentos (Bahia, Pernambuco e Paraíba) índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Cadernos de História da Educação

versão On-line ISSN 1982-7806

Resumo

SANTOS, Ademir Valdir dos  e  CUSTODIO, Renato da Silva. A Química no Estatuto da Faculdade de Filosofia de Coimbra (1772): origens de uma Disciplina. Cad. Hist. Educ. [online]. 2020, vol.19, n.2, pp.409-425.  Epub 05-Jun-2020. ISSN 1982-7806.  https://doi.org/10.14393/che-v19n2-2020-9.

Objetiva caracterizar a origem e desenvolvimento da disciplina de Química no ambiente de embates entre a tradição humanista e a racionalidade científica em Portugal, no século XVIII. A metodologia empregada é a Análise de Conteúdo do Estatuto da Faculdade de Filosofia de Coimbra, considerando um diálogo com Chervel (1990) sobre a história das disciplinas escolares. Os resultados apontam aspectos referentes à Química em quatorze diretrizes. A Análise de Conteúdo permitiu construir três categorias relacionadas à gênese, organização e desenvolvimento da disciplina: objetivos, conteúdos e metodologia, com base numa categorização que admite o movimento entre a Química enquanto ciência de referência e como disciplina escolar, destacando palavras-chave como examinar, separar, corpo, substância, composição, afinidade, propriedade, combinação, misturas, comparação, lente/professor, teoria e experiência/prática/laboratório. Foram analisadas finalidades reais - relacionadas às práticas escolares - e finalidades de objetivo - prescritas no texto oficial, delineando a Química enquanto disciplina vinculada às transformações históricas.

Palavras-chave : História das disciplinas escolares; Química; Estatuto da Faculdade de Filosofia de Coimbra.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )