SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número2Emblemas y pedagogía seráfica: la convergencia de dos mundos en las librerías franciscanas de la Provincia de San Antonio del Brasil (Bahia, Pernambuco y Paraíba - Siglo XVIII)La actualidad del diagnóstico y de la crítica de Darcy Ribeiro (1922-1997) a la educación brasileña índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Cadernos de História da Educação

versión On-line ISSN 1982-7806

Resumen

FADUL, Cecília Rodrigues  y  GALVAO, Ana Maria de Oliveira. Escolas de memórias: representações da escola entre novos letrados (Minas Gerais, décadas de 1900 a 1930). Cad. Hist. Educ. [online]. 2020, vol.19, n.2, pp.459-480.  Epub 05-Jun-2020. ISSN 1982-7806.  https://doi.org/10.14393/che-v19n2-2020-11.

O artigo teve como objetivo analisar as representações de escola que autores(as) de autobiografias - nascidos(as) em Minas Gerais a partir do final do século XIX e considerados novos letrados - construíram ao longo de suas trajetórias de vida e produziram em suas obras. Foram analisadas sete autobiografias, compreendidas como documentos significativos para se alcançar as experiências pessoais de um grupo que construiu representações singulares sobre a escola. Chegou-se à conclusão de que a escola, para os novos letrados, foi supervalorizada, sobretudo como mecanismo de inclusão em uma sociedade que, ao longo dos anos - entre o tempo das memórias e o tempo da escrita - viu crescer a valorização da escolarização e da alfabetização. Os(as) autores(as) buscaram, por meio da escola, se incluírem no grupo daqueles que, pela via do conhecimento, ocupava lugares de distinção. A escrita de um livro pareceu configurar o desfecho ideal dessa ascensão simbólica.

Palabras clave : Educação em Minas Gerais na República; Representações da escola; Autobiografia.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Inglés | Portugués     · Inglés ( pdf ) | Portugués ( pdf )