SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 issue2Memory schools: representations of the school among new literate (Minas Gerais, decades of 1900 to 1930))Ways of organizing Physical Education in primary education: memories of teachers of the Giuseppe Garibaldi School, Caxias do Sul/RS (1974-1985) author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Cadernos de História da Educação

On-line version ISSN 1982-7806

Abstract

MARTINAZZO, Celso José; SILVA, Sidinei Pithan da  and  LUFT, Hedi Maria. A atualidade do diagnóstico e da crítica de Darcy Ribeiro (1922-1997) à educação brasileira. Cad. Hist. Educ. [online]. 2020, vol.19, n.2, pp.481-495.  Epub June 05, 2020. ISSN 1982-7806.  https://doi.org/10.14393/che-v19n2-2020-12.

Darcy Ribeiro, destacado antropólogo, educador e político brasileiro, é reconhecido por sua preocupação com a questão indígena e pela sua luta em defesa de uma educação pública e democrática. Nos seus escritos podemos encontrar subsídios sobre a realidade latino-americana e sobre a participação dos índios, negros e mestiços no processo de formação e desenvolvimento sociocultural do povo brasileiro, nos quais menciona, com muita propriedade, as causas históricas que estão na gênese dos níveis de desenvolvimento e desigualdade no Brasil. Nosso foco, neste texto, é explicitar o diagnóstico e a crítica de Darcy Ribeiro em relação à educação e à escola pública brasileira, tomando como referência principal o seu livro Nossa escola é uma calamidade, escrito em 1984, no qual analisa a situação da educação e da escola pública brasileira no final do século 20. A partir das provocações do autor, buscamos considerar os avanços e recuos da atual educação brasileira em relação às problemáticas apresentadas no final do século 20.

Keywords : Darcy Ribeiro; Escola pública; Democratização da educação.

        · abstract in English | Spanish     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )