Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Compartilhar
Cadernos de História da Educação
versão On-line ISSN 1982-7806
Resumo
MARTINAZZO, Celso José; SILVA, Sidinei Pithan da e LUFT, Hedi Maria. A atualidade do diagnóstico e da crítica de Darcy Ribeiro (1922-1997) à educação brasileira. Cad. Hist. Educ. [online]. 2020, vol.19, n.2, pp.481-495. Epub 05-Jun-2020. ISSN 1982-7806. https://doi.org/10.14393/che-v19n2-2020-12.
Darcy Ribeiro, destacado antropólogo, educador e político brasileiro, é reconhecido por sua preocupação com a questão indígena e pela sua luta em defesa de uma educação pública e democrática. Nos seus escritos podemos encontrar subsídios sobre a realidade latino-americana e sobre a participação dos índios, negros e mestiços no processo de formação e desenvolvimento sociocultural do povo brasileiro, nos quais menciona, com muita propriedade, as causas históricas que estão na gênese dos níveis de desenvolvimento e desigualdade no Brasil. Nosso foco, neste texto, é explicitar o diagnóstico e a crítica de Darcy Ribeiro em relação à educação e à escola pública brasileira, tomando como referência principal o seu livro Nossa escola é uma calamidade, escrito em 1984, no qual analisa a situação da educação e da escola pública brasileira no final do século 20. A partir das provocações do autor, buscamos considerar os avanços e recuos da atual educação brasileira em relação às problemáticas apresentadas no final do século 20.
Palavras-chave : Darcy Ribeiro; Escola pública; Democratização da educação.