SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 issue2Ways of organizing Physical Education in primary education: memories of teachers of the Giuseppe Garibaldi School, Caxias do Sul/RS (1974-1985)An invented tradition: the story of the private school in Brazil, under the interpretation of the Catholic intellectual Kuno Paulo Rhoden in 1985 author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Cadernos de História da Educação

On-line version ISSN 1982-7806

Abstract

MIGLIORANZA, Cristiane Indiara Vernes  and  POSSAMAI, Zita Rosane. “De acordo com a moderna pedagogia”: as lições, as coisas e a materialidade na Instrução Pública do Rio Grande do Sul (1891-1928). Cad. Hist. Educ. [online]. 2020, vol.19, n.2, pp.513-534.  Epub June 05, 2020. ISSN 1982-7806.  https://doi.org/10.14393/che-v19n2-2020-14.

Este trabalho analisa o conteúdo dos relatos dos inspetores gerais da Instrução Pública do Rio Grande do Sul a partir das noções de cultura material escolar e de cultura visual escolar, cotejando-os com outros documentos e com bibliografia especializada. Aponta para a existência de uma preocupação, seguida de ação, em aparelhar e prover as escolas com as novidades do então embrionário mercado de produtos educativos, tendo em vista a modernização da escola primária. Destaca que os profissionais técnicos do Estado estavam atentos às ideias e às práticas utilizadas em outros países. Conclui que houve a criação de soluções econômicas e logísticas para a manutenção do fornecimento desse material, e distingue as coleções escolares do Museu Julio de Castilhos, o mobiliário fabricado nas oficinas da Casa de Correção e a adaptação e edição locais de livros didáticos.

Keywords : Instrução Pública; Lição de Coisas; Cultura Material Escolar; Cultura Visual Escolar.

        · abstract in English | Spanish     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )