SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número2Formas de organizar la Educación Física en la enseñanza primaria: recuerdos de profesoras de la Escuela Giuseppe Garibaldi, Caxias do Sul/RS (1974-1985)Una tradición inventada: la historia de la escuela particular en Brasil, sobre la interpretación del intelectual católico Kuno Paulo Rhoden en 1985 índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Cadernos de História da Educação

versión On-line ISSN 1982-7806

Resumen

MIGLIORANZA, Cristiane Indiara Vernes  y  POSSAMAI, Zita Rosane. “De acordo com a moderna pedagogia”: as lições, as coisas e a materialidade na Instrução Pública do Rio Grande do Sul (1891-1928). Cad. Hist. Educ. [online]. 2020, vol.19, n.2, pp.513-534.  Epub 05-Jun-2020. ISSN 1982-7806.  https://doi.org/10.14393/che-v19n2-2020-14.

Este trabalho analisa o conteúdo dos relatos dos inspetores gerais da Instrução Pública do Rio Grande do Sul a partir das noções de cultura material escolar e de cultura visual escolar, cotejando-os com outros documentos e com bibliografia especializada. Aponta para a existência de uma preocupação, seguida de ação, em aparelhar e prover as escolas com as novidades do então embrionário mercado de produtos educativos, tendo em vista a modernização da escola primária. Destaca que os profissionais técnicos do Estado estavam atentos às ideias e às práticas utilizadas em outros países. Conclui que houve a criação de soluções econômicas e logísticas para a manutenção do fornecimento desse material, e distingue as coleções escolares do Museu Julio de Castilhos, o mobiliário fabricado nas oficinas da Casa de Correção e a adaptação e edição locais de livros didáticos.

Palabras clave : Instrução Pública; Lição de Coisas; Cultura Material Escolar; Cultura Visual Escolar.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Inglés | Portugués     · Inglés ( pdf ) | Portugués ( pdf )