SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número2"De acuerdo con la moderna pedagogía": las lecciones, las cosas y la materialidad en la Instrucción Pública de Rio Grande do Sul, Brasil (1891-1928)El derecho a la educación y su desarrollo conceptual desde una perspectiva histórica índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Cadernos de História da Educação

versión On-line ISSN 1982-7806

Resumen

SCARFONI, Eduardo Norcia  y  GONCALVES, Mauro Castilho. Uma tradição inventada: a história da escola particular no Brasil, sob a interpretação do intelectual católico Kuno Paulo Rhoden em 1985. Cad. Hist. Educ. [online]. 2020, vol.19, n.2, pp.535-543.  Epub 05-Jun-2020. ISSN 1982-7806.  https://doi.org/10.14393/che-v19n2-2020-15.

Este artigo pretende debater a partir da análise histórica dos Congressos Nacionais de Estabelecimentos Particulares de Ensino (CONEPEs) a concepção de sociedade dos sujeitos presentes nesses eventos dando destaque para a questão da liberdade de ensino no Brasil. Os CONEPEs se iniciam no ano de 1944 sendo organizados a princípio por associações de estabelecimentos de ensino e, posteriormente, pela Federação dos Estabelecimentos de Ensino (FENEN). Focalizaremos especificamente a conferência Retrospectiva histórica da escola particular, proferida pelo padre jesuíta Kuno Paulo Rhoden no XX CONEPE, realizado na cidade de Florianópolis, no estado de Santa Catarina, entre os dias 14 e 18 de julho de 1985 tendo como temática central “Democracia e Liberdade de Ensino”. Os dirigentes de estabelecimentos particulares de ensino, considerados aqui como intelectuais, se organizavam e buscavam atuar de maneira conjunta, a fim de se fazerem hegemônicos na educação nacional.

Palabras clave : Congressos Nacionais de Estabelecimentos Particulares de Ensino (CONEPEs); Ditadura civil-militar brasileira (1964-1985); Kuno Paulo Rhoden; Liberdade de ensino.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Inglés | Portugués     · Inglés ( pdf ) | Portugués ( pdf )