SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 issue2The Right to Education and its Conceptual Development from an Historical Point of ViewThe direct method in the teaching of foreign languages at the Colégio Pedro II in the 1930s author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Cadernos de História da Educação

On-line version ISSN 1982-7806

Abstract

SANTOS, Ivanildo Gomes dos  and  ANANIAS, Mauricéia. Província das Alagoas, Brasil: a presença de alunos órfãos, pretos e pardos nas aulas avulsas de ensino secundário (1844-1847). Cad. Hist. Educ. [online]. 2020, vol.19, n.2, pp.561-574.  Epub June 05, 2020. ISSN 1982-7806.  https://doi.org/10.14393/che-v19n2-2020-17.

O texto objetiva revelar particularidades históricas da Província das Alagoas no que diz respeito à presença de alunos órfãos, pretos e pardos nas chamadas aulas avulsas do ensino secundário, ainda na primeira metade do século XIX. A pesquisa consistiu, sobretudo, na localização, transcrição e análise de mapas escolares das aulas de Gramática Latina tanto da capital quanto do interior da Província, produzidos entre 1844 e 1847, pelos professores da época. Os referidos mapas encontram-se acondicionados no Arquivo Público de Alagoas, Brasil. Utilizando os aportes teórico-metodológicos de Fonseca (2007), Veiga (2008) e Cruz (2009), buscamos redimensionar a situação e ação social dos negros para além da escravização e marginalização, tendo em vista que também eles estiveram inseridos no processo de escolarização e civilização.

Keywords : Aulas avulsas; Ensino secundário; Alunos órfãos, pretos e pardos.

        · abstract in English | Spanish     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )