SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 issue2Province of Alagoas, Brazil: the presence of orphaned, black and brown students in secondary school independent classes (1844-1847)History of the Elizeu Campos School Mirandiba (Pernambuco) author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Cadernos de História da Educação

On-line version ISSN 1982-7806

Abstract

CHAGURI, Jonathas de Paula  and  MACHADO, Maria Cristina Gomes. O método direto no ensino de línguas estrangeiras no Colégio Pedro II na década de 1930. Cad. Hist. Educ. [online]. 2020, vol.19, n.2, pp.575-596.  Epub June 05, 2020. ISSN 1982-7806.  https://doi.org/10.14393/che-v19n2-2020-18.

O objetivo deste texto é apresentar como se constituiu o uso do método direto nas aulas de línguas estrangeiras no ensino secundário brasileiro no Colégio Pedro II ao longo da década de 1930. O responsável por implementar esse método, no ensino secundário, foi o professor-chefe de francês Antônio Carneiro Leão do Colégio Pedro II. A implantação deste método no programa do ensino das línguas estrangeiras no Pedro II possibilitou a superação do modelo de uma escola tradicional que enfatizava um ensino de línguas estrangeiras de forma livresco. Isso ocorreu devido o engajamento no ideário de uma escola ativa, que buscou fortalecer as capacidades do educando para o meio de produção, mediante atividades que atendessem as suas necessidades de forma funcional.

Keywords : Método Direto; Línguas Estrangeiras; Ensino Secundário Brasileiro.

        · abstract in English | Spanish     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )