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Cadernos de História da Educação
versión On-line ISSN 1982-7806
Resumen
CHAGURI, Jonathas de Paula y MACHADO, Maria Cristina Gomes. O método direto no ensino de línguas estrangeiras no Colégio Pedro II na década de 1930. Cad. Hist. Educ. [online]. 2020, vol.19, n.2, pp.575-596. Epub 05-Jun-2020. ISSN 1982-7806. https://doi.org/10.14393/che-v19n2-2020-18.
O objetivo deste texto é apresentar como se constituiu o uso do método direto nas aulas de línguas estrangeiras no ensino secundário brasileiro no Colégio Pedro II ao longo da década de 1930. O responsável por implementar esse método, no ensino secundário, foi o professor-chefe de francês Antônio Carneiro Leão do Colégio Pedro II. A implantação deste método no programa do ensino das línguas estrangeiras no Pedro II possibilitou a superação do modelo de uma escola tradicional que enfatizava um ensino de línguas estrangeiras de forma livresco. Isso ocorreu devido o engajamento no ideário de uma escola ativa, que buscou fortalecer as capacidades do educando para o meio de produção, mediante atividades que atendessem as suas necessidades de forma funcional.
Palabras clave : Método Direto; Línguas Estrangeiras; Ensino Secundário Brasileiro.