SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 issue2The direct method in the teaching of foreign languages at the Colégio Pedro II in the 1930sThe supremacy of the writing over orality: an analysis of mathematical practices of subjects of a german colonization region author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Cadernos de História da Educação

On-line version ISSN 1982-7806

Abstract

SIMOES, José Luís  and  PEDROSA, Tulane Silva de Souza. História do Grupo Escolar Elizeu Campos de Mirandiba (Pernambuco). Cad. Hist. Educ. [online]. 2020, vol.19, n.2, pp.597-613.  Epub June 05, 2020. ISSN 1982-7806.  https://doi.org/10.14393/che-v19n2-2020-19.

O presente artigo é efeito da nossa dissertação de mestrado, que teve como um de seus objetivos historiar a gênese da educação pública na cidade de Mirandiba, localizada no sertão pernambucano. O Grupo Escolar Elizeu Campos foi inaugurado em 1934 e demolido em 1990, teve como aportes pedagógicos a tradicional cartilha e o método intuitivo, atrelados a rigidez proveniente do civismo e patriotismo, características dos grupos escolares em âmbito nacional. O Grupo Escolar Elizeu Campos institui-se por esforço do Coronel Elizeu Campos, personagem que também fundou a cidade juntamente com os quilombolas, índios e famílias andarilhas do pós-cangaço. Os entraves políticos que levaram a construção e demolição da instituição escolar foi a questão com a qual problematizamos este estudo, nos levando a ex-alunos, professores e literaturas que pudessem responder e reconstruir a história da educação em Mirandiba, e da primeira escola pública do local.

Keywords : Grupo Escolar; História da Educação; Mirandiba; Pernambuco.

        · abstract in English | Spanish     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )